Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8192
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fenômeno do tsunami por que ensiná-lo?
Author(s)/Inventor(s): Santos, Almir Guedes dos
Advisor: Barros, Fernando de Souza
Abstract: É desenvolvida nesta monografia uma tese em defesa da importância da utilização de eventos dramáticos com grande repercussão na mídia nas práticas docentes dos professores de Física do ensino médio. Por outro lado, destaca-se a idéia de que os conhecimentos ensinados na escola não devem se restringir àqueles inerentes ao cotidiano dos estudantes. Já, do ponto de vista pedagógico, é destacada a importância do ensino voltado para formar cidadãos conscientes e capazes de identificar e utilizar os vários conhecimentos num mesmo fenômeno. E neste sentido, procuramos ir além da física do fenômeno, abordando questões tradicionalmente oriundas da Geografia e da Biologia, além de abrir a opção para reflexão política, econômica e/ou social a respeito do tema.
Keywords: Ensino da Física
Ensino Médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/8192
Appears in Collections:Física

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