Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Fernando de Souza-
dc.contributor.authorSantos, Almir Guedes dos-
dc.date.accessioned2019-05-24T13:32:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:52Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8192-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleFenômeno do tsunami por que ensiná-lo?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa defende a importância da utilização de eventos dramáticos com grande repercussão na mídia nas práticas docentes dos professores de Física do ensino médio. Por outro lado, destaca-se a ideia de que os conhecimentos ensinados na escola não devem se restringir àqueles inerentes ao cotidiano dos estudantes. Já, do ponto de vista pedagógico, é destacada a importância do ensino voltado para formar cidadãos conscientes e capazes de identificar e utilizar os vários conhecimentos num mesmo fenômeno. E neste sentido, procuramos ir além da física do fenômeno, abordando questões tradicionalmente oriundas da Geografia e da Biologia, além de abrir a opção para reflexão política, econômica e/ou social a respeito do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METROLOGIA, TECNICAS GERAIS DE LABORATORIO, SISTEMA DE INSTRUMENTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGSantos.pdf6.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.