Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8192
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Fenômeno do tsunami por que ensiná-lo? |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Almir Guedes dos |
Advisor: | Barros, Fernando de Souza |
Abstract: | Essa pesquisa defende a importância da utilização de eventos dramáticos com grande repercussão na mídia nas práticas docentes dos professores de Física do ensino médio. Por outro lado, destaca-se a ideia de que os conhecimentos ensinados na escola não devem se restringir àqueles inerentes ao cotidiano dos estudantes. Já, do ponto de vista pedagógico, é destacada a importância do ensino voltado para formar cidadãos conscientes e capazes de identificar e utilizar os vários conhecimentos num mesmo fenômeno. E neste sentido, procuramos ir além da física do fenômeno, abordando questões tradicionalmente oriundas da Geografia e da Biologia, além de abrir a opção para reflexão política, econômica e/ou social a respeito do tema. |
Keywords: | Ensino de física Ensino médio |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METROLOGIA, TECNICAS GERAIS DE LABORATORIO, SISTEMA DE INSTRUMENTACAO |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2007 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AGSantos.pdf | 6.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.