Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8193
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
Author(s)/Inventor(s): Madeiro, Bruno Dutra
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Co-advisor: Dias, Penha Maria Cardoso
Abstract: Neste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol).
Keywords: Experimento virtual
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BDMadeiro.pdf4.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.