Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8193
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
Autor(es)/Inventor(es): Madeiro, Bruno Dutra
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Tutor : Dias, Penha Maria Cardoso
Resumen: Neste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol).
Materia: Experimento virtual
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BDMadeiro.pdf4.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.