Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8205
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Uma abordagem alternativa para as leis de Kepler no Ensino Médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Lucas, Carla de Souza |
Tutor: | Soares, Vitorvani |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma aula alternativa para a determinação das leis de Kepler, convidando os alunos a participar junto com o professor na definição das leis e mostrando como Kepler conseguiu postular cada uma delas. Abordaremos os aspectos didáticos, o atual quadro da física no ensino médio e a evolução da ciência desde os modelos de cosmos dos gregos até Kepler. Apresentamos uma abordagem diferente da que é habitualmente exposta nos livros didáticos, que está subdividida em três etapas, 1) Inicialmente, posicionamos o planeta a ser estudado ao longo da sua órbita em doze datas a intervalos iguais ao longo dos seus respectivos períodos de revolução em torno do Sol. Discutimos geometricamente porque esta figura é uma elipse e não um círculo; 2) Em seguida, calculamos a área de cada intervalo e determinamos a lei das áreas; 3) Tomamos agora os dados já tabelados para as órbitas dos planetas, e construímos um gráfico, do período de revolução em função do eixo maior da órbita elíptica; A partir da curva obtida, discutimos com os alunos os diferentes métodos gráficos para a determinação da relação funcional entre as grandezas físicas envolvidas no problema. Este trabalho foi apresentado no VI Encontro de Licenciatura em Física do Instituto de Física – UFRJ (2006) [1] e no XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado em São Luís, MA (2007) [2], ambos na forma de painel. Os professores com quem conversamos nestes encontros, de modo geral, admitem a dificuldade de abstração dos alunos com o método tradicional, já que as três leis são apenas enunciadas, e receberam muito bem esta nova abordagem, mostrando-se estimulados a adotar este modelo em suas aulas. |
Materia: | Astronomia Ensino médio |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2007 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | LUCAS, Carla de Souza. Uma Abordagem Alternativa para as Leis de Kepler no Ensino Médio. 2007. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2007. |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSLucas.pdf | 7.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.