Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8206
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Formação de imagens com lentes delgadas: uma proposta para o ensino de óptica
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Daniele Freitas
Tutor: Soares, Vitorvani
Resumen: Em geral, nos cursos de Óptica, os conceitos da lei de Gauss e os métodos de Bessel e Abbe para a formação de imagens nítidas em um arranjo óptico são apresentados aos alunos a priori, sem nenhuma justificativa [1,2,3,4,5]. Ao aluno só resta “verificar” as fórmulas apresentadas. A proposta deste trabalho é ensinar estes conceitos físicos da óptica geométrica partindo-se da observação e análise da formação de imagens com lentes delgadas e obtermos, deste modo, as equações da óptica apresentadas habitualmente nos livros didáticos. A lei de Gauss, também conhecida como equação dos pontos conjugados, estabelece uma relação entre as distâncias do plano imagem à lente (I) e o plano objeto à lente (O) e a distância focai da lente utilizada. O método de Bessel é, em geral, empregado na determinação da distância focai/de um sistema de lentes. Ele é executado variando-se a posição da lente em relação ao plano imagem, mantendo-se fixa a distância entre o objeto e o anteparo. Verifica-se então que existem duas posições distintas para formação de imagens nítidas. O método de Abbe é uma variante do método de Bessel e também é recomendado para a determinação da focai/de um sistema de lentes. Ele consiste em, uma vez formada a imagem do objeto no plano focai com o auxílio das lentes, as mantemos fixas em relação ao plano focai e movemos o objeto para uma nova posição. O plano imagem é então deslocado até obtermos a formação de uma nova imagem nítida. Mostramos neste trabalho que partir da observação da formação de imagens de diferentes tamanhos – segundo o arranjo óptico feito com o objeto, as lentes e o plano imagem –, podemos construir com os alunos o modelo matemático para formação de imagens em um plano focai. Desta forma, sem antecipar nenhum dos métodos aos alunos, os conceitos da Lei (Jp Gauss e os métodos de Bessel e Abbe para a formação de imagens nítidas em um arranjo Óptico se constroem durante o processo de aquisição e análise dos dados experimentais assim como as suas representações algébricas.
Materia: Óptica
Visão
Ensino de física
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BARBOSA, Daniele Freitas. Formação de imagens com lentes delgadas: uma proposta para o ensino de Óptica. 2007. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DFBarbosa.pdf6.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.