Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8219
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reflexões sobre hegemonia do projeto ético-político profissional: análise das concepções, práticas e demandas do serviço social no Ministério Público e na Policlínica Municipal de Saúde
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lessandra da
Orientador: Ortiz, Fátima Grave
Resumo: Analisa se a hegemonia da direção estratégica crítica se faz presente – ou se são verificadas outras tendências – nas práticas profissionais dos assistentes sociais em dois campos sócio ocupacionais, investigando também as concepções de profissão envolvidas e o processo de construção das demandas. Partiu-se da experiência de campo obtida durante os dois anos de estágio profissional, sendo um deles na área sociojurídica (Ministério Público – MP) e o outro na área da saúde (Policlínica). A estrutura desse trabalho está organizada em duas partes. Na primeira faz-se levantamento da trajetória do Serviço Social no Brasil. Na segunda é feita análise da prática profissional do serviço social do MP e da Policlínica a partir das concepções teórico-metodológicas, refletindo se caminham ou não para o projeto profissional hegemônico. As opções metodológicas utilizadas foram: teoria social crítica, observação de campo e análise bibliográfica e documental. Pode-se sinalizar que a análise das duas instituições aponta para considerar-se que o serviço social ainda mantém vinculações com aspectos do conservadorismo, apesar do comprometimento dos assistentes sociais com o projeto ético-político profissional. Verificou-se nos dois campos foco em demandas imediatas, aparentes e individuais, situadas em aspectos econômicos e da subjetividade, pautadas numa análise de ethos liberal e do serviço social tradicional. Entretanto, não se pode qualificar as concepções e práticas dos profissionais do serviço social do MP e da Policlínica como meramente conservadoras, pois verifica-se convívio tensionado de ações e imagem sociais vinculadas à ajuda e atendimento individual das necessidades imediatas, simultaneamente com maior engajamento dos assistentes sociais ao projeto dos que identificam a profissão com a luta pela garantia dos direitos. Ortiz (2010) indicou que a imagem profissional ainda se encontra em construção, com paradoxos que revelam diversos projetos e perfis profissionais em disputa. Destaca-se que as conclusões a que se chegou nesse trabalho limitam-se pelas condições de sua realização e não devem ser generalizadas.
Palavras-chave: Ética profissional
Serviço social
Assistentes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Lessandra da. Reflexões sobre hegemonia do projeto ético-político profissional: análise das concepções, práticas e demandas do serviço social no Ministério Público e na Policlínica Municipal de Saúde. 2016. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lsilva.pdf593.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.