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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma aula sobre a corda vibrante para o ensino médio.
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Marcelo Rodrigues
Advisor: Soares, Vitorvani
Abstract: Neste trabalho, preparamos uma aula para o ensino médio sobre ondas estacionárias em uma corda vibrante, a partir da observação direta do fenômeno. O procedimento proposto envolve duas etapas: (i) realização de um experimento em sala de aula, no qual é possível fazer medidas diretas das características de uma corda vibrando de forma harmônica; e (ii) a construção, a partir das observações, de um modelo matemático para descrever o fenômeno observado. O objetivo deste trabalho é preencher uma das muitas lacunas existentes no ensino de física nas escolas brasileiras, fornecendo uma forma alternativa para a apresentação dos conceitos físicos envolvidos. Através deste trabalho pretendemos mostrar a possibilidade de ensinar um dos conteúdos regulares do ensino médio - no caso, a mecânica ondulatória - utilizando uma experiência feita com os alunos, em sala de aula, envolvendo a formação de ondas estacionárias em uma corda vibrante. Os livros didáticos de física para o ensino médio, em geral, apresentam os fundamentos teóricos sem desenvolver uma discussão sobre o método científico inerente à construção das teorias na ciência. A experiência realizada é relativamente simples e barata e o procedimento proposto de análise dos dados põe em evidência a força deste método. Partindo da criação de um experimento relativamente simples — e que pode ser realizado em classe —, apresentamos uma forma alternativa de aula em que podemos construir, junto com o aluno, um modelo através do qual é possível determinar a lei de dispersão para um sólido, /l/ = vc - jT0/pL .[em que T0 é a tensão na corda de densidade linear pL e vc é a velocidade de propagação da onda na corda] Este procedimento segue as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), pois os alunos têm a oportunidade de observar um fenômeno físico, analisar-lo em sala de aula, sintetizar o seu comportamento através de uma expressão algébrica e, ao mesmo tempo, prover seu significado físico. A discussão da origem experimental das equações é fundamental, já que permite aos alunos compreender o verdadeiro funcionamento da ciência, tornando as equações menos mágicas e enigmáticas.
Keywords: Ensino da Física
Ensino Médio
Ondas estacionárias
Corda vibrante
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/8231
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