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http://hdl.handle.net/11422/8273
Especie: | Dissertação |
Título : | Confiabilidade e política de manutenção aplicadas a sistemas de máquinas de plataformas offshore |
Autor(es)/Inventor(es): | Condori, Leonidas Maurício |
Tutor: | Melo, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e |
Resumen: | O trabalho consiste na determinação de tarefas de manutenção que devem ser programadas e efetuadas, baseado no estudo e na análise do histórico de falhas e reparos de sistemas de máquinas, considerando um estudo de confiabilidade. O objetivo é poder estabelecer as políticas de manutenção considerando a prioridade das tarefas a serem efetuadas. Para estabelecer a hierarquia das tarefas de manutenção é usado o Número de Prioridade de Risco ou RPN, considerado na FMECA (Failure Mode, Effect and Criticality Analysis). Para obter o valor do RPN são necessários três fatores: ocorrência, severidade e detectabilidade. A ocorrência será determinada por dois modelos estocásticos: o Modelo de Diagrama de Blocos e o diagrama de Markov, no entanto os outros dois fatores são estabelecidos pela experiência do pessoal técnico da planta. Foram implantados esses dois métodos em LabVIEW®, realizando a análise dos modos de falha dos componentes de quatro sistemas. O software desenvolvido (GEMACC), foi usado também para a determinação de ações de manutenção e tempos limites de operação e segurança. Com o software se obteve excelentes resultados que atingem aos requerimentos do usuário e conferem os resultados das referências. |
Resumen: | The work consists in the determination of maintenance tasks that must be scheduled and carried out, based on the study and analysis of the history of failures and repairs of machine systems, considering a reliability study. The objective is to be able to establish the maintenance policies considering the priority of the tasks to be carried out. To establish the hierarchy of maintenance tasks, the Risk Priority Number (RPN), considered in FMECA (Failure Mode, Effect and Criticality Analysis), is used. To obtain the RPN value, three factors are necessary: occurrence, severity and detectability. The occurrence will be determined by two stochastic models: the Moment Model and the Markov diagram, however the other two factors are established by the plant's technical staff experience. These two methods have been implemented in LabVIEW®, performing fault mode analysis of four-system components. The developed software (GEMACC) has been also be used for the determination of maintenance actions and operational and safety time limits. The software obtained good results that meet the requirements of the user and check the results of the literature. |
Materia: | Engenharia oceânica Análise estocástico Plataformas offshore |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | abr-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Oceânica |
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