Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/827
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Fiz logout do mundo: dependência de redes sociais: patologia moderna ou nova forma de subjetividade?
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Natyelle Gonçalves de
Tutor: Strozenberg, Ilana
Resumen: A popularização da internet e as inovações tecnológicas alteraram profundamente a vida cotidiana. Este estudo dedicou-se a entender os motivos que levam ao uso frequente dos sites de redes sociais, levando ao que se passou a chamar de dependência de redes sociais como patologia do século XXI. Para isso, foi feito um breve relato do surgimento da internet e discutida a relação entre tecnologia digital e comportamento das gerações mais jovens, que são os seus principais usuários na contemporaneidade. Através de pesquisa bibliográfica, o estudo procurou contrapor duas perspectivas sobre o tema: as de vertentes da Psicologia e da Psiquiatria, que trabalham com a noção de transtorno de dependência de redes sociais, que é sempre associado a aspectos psicológicos, como transtornos de ansiedade, e sociais, como isolamento; e a perspectiva dos teóricos da Comunicação, que buscam entender as razões sociais e culturais desse tipo de comportamento como expressão do sujeito pós-moderno que precisa demonstrar sua subjetividade se adaptando a uma sociedade hiperconectada.
Materia: Redes sociais
Patologia social
Dependencia
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FARIA, Natyelle Gonçalves de. Fiz logout do mundo: dependência de redes sociais: patologia moderna ou nova forma de subjetividade?. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NFaria.pdf878.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.