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dc.contributor.advisorStrozenberg, Ilana-
dc.contributor.authorMontenegro, Natalia Pereira-
dc.date.accessioned2016-09-28T20:08:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:10Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Natalia Pereira. Cegos e invisíveis no contexto da cultura da imagem: um estudo sobre hábitos de consumo de deficientes visuais no Rio de Janeiro. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/828-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleCegos e invisíveis no contexto da cultura da imagem: um estudo sobre hábitos de consumo de deficientes visuais no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Marta de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704pt_BR
dc.contributor.referee2Junqueira, Maria Helena Rêgo-
dc.description.resumoEstuda a relação entre o público deficiente visual, o consumo e as mensagens publicitárias, no atual contexto da comunicação, em que predominam as imagens. Seu objetivo é compreender como o não vidente se sente e se comporta no papel de consumidor, assim como perceber em que medida a publicidade considera esse público em seus anúncios. O trabalho se inicia com uma discussão sobre a comunicação, em especial sobre a comunicação publicitária, na sociedade contemporânea e o predomínio imagético nesse contexto. A seguir, é feita uma apresentação do que é deficiência visual e a importância da presença desse público no Brasil. Finalmente, para investigar as relações de consumo de um grupo de deficientes visuais do Rio de Janeiro e o modo como percebem a maneira como são tratados pelo mercado e pela propaganda, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de entrevistas individuais com sete pessoas não videntes frequentadoras do Instituto Benjamin Constant. De forma complementar, com a finalidade de compreender a visão do mercado publicitário a respeito do assunto, foram realizadas entrevistas com três profissionais, dentre eles uma publicitária e dois professores pesquisadores da área de comunicação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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