Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/828
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cegos e invisíveis no contexto da cultura da imagem: um estudo sobre hábitos de consumo de deficientes visuais no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Montenegro, Natalia Pereira
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Estuda a relação entre o público deficiente visual, o consumo e as mensagens publicitárias, no atual contexto da comunicação, em que predominam as imagens. Seu objetivo é compreender como o não vidente se sente e se comporta no papel de consumidor, assim como perceber em que medida a publicidade considera esse público em seus anúncios. O trabalho se inicia com uma discussão sobre a comunicação, em especial sobre a comunicação publicitária, na sociedade contemporânea e o predomínio imagético nesse contexto. A seguir, é feita uma apresentação do que é deficiência visual e a importância da presença desse público no Brasil. Finalmente, para investigar as relações de consumo de um grupo de deficientes visuais do Rio de Janeiro e o modo como percebem a maneira como são tratados pelo mercado e pela propaganda, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de entrevistas individuais com sete pessoas não videntes frequentadoras do Instituto Benjamin Constant. De forma complementar, com a finalidade de compreender a visão do mercado publicitário a respeito do assunto, foram realizadas entrevistas com três profissionais, dentre eles uma publicitária e dois professores pesquisadores da área de comunicação inclusiva.
Palavras-chave: Acessibilidade
Consumo
Publicidade
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MONTENEGRO, Natalia Pereira. Cegos e invisíveis no contexto da cultura da imagem: um estudo sobre hábitos de consumo de deficientes visuais no Rio de Janeiro. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NPMontenegro.pdf794.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.