Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandez Júnior, Fernando Ewerton-
dc.contributor.authorPinheiro, Rener Henrique-
dc.date.accessioned2019-06-04T19:25:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:56Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Rener Henrique. Naming rights: o histórico e os desafios no Brasil. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8290-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectMarketing Esportivopt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.titleNaming rights: o histórico e os desafios no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199pt_BR
dc.contributor.referee1Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee2Gastaldo, Édison-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914147958220659pt_BR
dc.description.resumoDemonstra como o marketing esportivo usa a estratégia de dar nomes de marcas a locais e eventos, em apresentação do histórico e de casos na indústria do esporte pelo mundo. O principal objetivo é mostrar como essa prática está sendo utilizada no Brasil e analisar a influência da imprensa nos planos de marketing das empresas que apostam nessa modalidade de patrocínio. A prática surgiu na década de 20 e ganhou popularidade a partir dos anos 70. No Brasil, esse tipo de patrocínio demorou a chegar. Essa pesquisa faz comparações entre a abordagem de naming rigths de diferentes veículos e traça paralelos com exemplos do esporte fora do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPinheiro.pdf386.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.