Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDelgado, Carla Amor Divino Moreira-
dc.contributor.authorCosta, Bruno Ricardo Behnken-
dc.contributor.authorOliveira, Filipe José Teixeira de-
dc.date.accessioned2019-06-05T12:01:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:43Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8296-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleAnálise e fomento ao uso do laboratório de informática na escola: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3831909651244142pt_BR
dc.contributor.referee1Valerio, Juliana Vianna-
dc.contributor.referee2Duboc, Ana Luisa de Cerqueira Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362978460368738pt_BR
dc.description.resumoA Informática Educativa é uma área reconhecidamente necessária para a modernização da escola e de seus métodos, e o computador pode atuar como catalisador do processo de ensino e aprendizado, se bem utilizado. Entretanto, a simples presença de um laboratório com os seus computadores não garante uma implementação eficiente da Informática Educativa. É necessário que os docentes elaborem propostas pedagógicas para o laboratório, que o laboratório possua o seu próprio projeto pedagógico, que a sala seja adequada, que seja realizada manutenção nos computadores e nos demais equipamentos, que seja oferecida formação continuada aos atores envolvidos na prática da Informática Educativa; dentre outras imposições. Nesse contexto, este trabalho se propõe a analisar o uso e a gestão do Laboratório de Informática Educativa do CAp-UFRJ, bem como a fomentar uma melhor implementação da Informática Educativa neste colégio, auxiliando na elaboração e execução de uma aula utilizando o laboratório em parceria com uma docente de matemática; além de identificar, discutir e propor soluções para problemas existentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRBCosta.pdf386.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.