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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise e fomento ao uso do laboratório de informática na escola: um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Bruno Ricardo Behnken
Oliveira, Filipe José Teixeira de
Orientador: Delgado, Carla Amor Divino Moreira
Resumo: A Informática Educativa é uma área reconhecidamente necessária para a modernização da escola e de seus métodos, e o computador pode atuar como catalisador do processo de ensino e aprendizado, se bem utilizado. Entretanto, a simples presença de um laboratório com os seus computadores não garante uma implementação eficiente da Informática Educativa. É necessário que os docentes elaborem propostas pedagógicas para o laboratório, que o laboratório possua o seu próprio projeto pedagógico, que a sala seja adequada, que seja realizada manutenção nos computadores e nos demais equipamentos, que seja oferecida formação continuada aos atores envolvidos na prática da Informática Educativa; dentre outras imposições. Nesse contexto, este trabalho se propõe a analisar o uso e a gestão do Laboratório de Informática Educativa do CAp-UFRJ, bem como a fomentar uma melhor implementação da Informática Educativa neste colégio, auxiliando na elaboração e execução de uma aula utilizando o laboratório em parceria com uma docente de matemática; além de identificar, discutir e propor soluções para problemas existentes.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Currículos e programas
Estudo de caso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Mar-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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