Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8333
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Perfis jornalísticos e a personalização da política: Geraldo Alckmin e Sérgio Cabral na revista piauí
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Diane Georgia Ferreira
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Analisa em que medida os perfis do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, publicados pela revista piauí, corroboram ou desqualificam as imagens que deles foram construídas, principalmente a partir do material de campanha eleitoral que levou-os ao principal cargo do Poder Executivo nos dois principais estados do país. A análise das duas reportagens é feita tendo em conta dois aspectos fundamentais para a monografia. No campo da política, foi considerado o processo já amplamente consolidado da personalização, ou seja, da atividade política baseada nos indivíduos em detrimento dos partidos; e na área do jornalismo, a abordagem do material se faz a partir do tipo de reportagem que a revista piauí produz: sob forte influência do New Journalism, movimento que buscou nas técnicas da literatura realista o seu estilo de contar histórias; não por acaso, alguns autores preferem a denominação Jornalismo Literário. A pergunta que orientou o trabalho foi: até que ponto a revista, já reconhecida pela profundidade e pelo estilo literário com que trata os perfis que publica, muitos deles pertencentes ao campo da política, adota uma postura crítica diante das imagens dos personagens, já previamente construídas pelo marketing político tendo como base apenas qualidades positivas?
Palavras-chave: Jornalismo literário
Linguagem jornalística
Política
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Diane Georgia Ferreira. Perfis jornalísticos e a personalização da política: Geraldo Alckmin e Sérgio Cabral na revista piauí. 2017. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DDias.pdf881.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.