Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8340
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Empreendedorismo e discriminação racial no mercado de trabalho brasileiro: um estudo de caso da rede de salões Beleza Natural
Autor(es)/Inventor(es): D'Assumpção, Lorena Luz
Orientador: La Rovere, Renata Lèbre
Resumo: Este trabalho busca expor o arcabouço das teorias da discriminação nos mercados existentes na teoria econômica para maior entendimento da construção das relações raciais brasileiras. Dada a complexidade e ambiguidade em que se formaram, estas assumem um carácter de assimilacionismo e hierarquização. Nesse sentido, o mercado de trabalho brasileiro das últimas décadas conta com resíduos do período de pós emancipação da escravidão no país. A manutenção desse quadro é sustentada e reafirmada pela percepção – e autopercepção – negativa de negros e negras. Como alternativa ao desemprego e ao subemprego, esses indivíduos tem buscado opção no autoemprego e na atividade empreendedora. Esse processo pode impactar positivamente a identidade da população negra de diversas formas, como ilustrado no caso exposto nesta monografia.
Palavras-chave: Teorias da discriminação nos mercados
Empreendedorismo
População negra
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLD'ASSUMPÇÃO.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.