Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8368
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mercados digitais: características e seus impactos na análise da defesa da concorrência – casos Facebook/Whatsapp e Google Search
Author(s)/Inventor(s): Baptista, Anna Carolina Barros
Advisor: Alves, Camila Cabral Pires
Abstract: A Economia Digital, amplamente presente no século XXI, acabou por modificar as relações entre os agentes econômicos, bem como algumas características das atividades econômicas. Dessa forma, a análise antitruste tradicional enfrenta empecilhos para tratar mercados digitais. Este trabalho apresenta as principais características dos Mercados Digitais e buscou tratar como essas afetam a análise tradicional da defesa da concorrência. Para tal, expôs-se o processo de análise tradicional para, em contraponto, salientar os impactos das características específicas desses mercados. Ademais, à luz dos casos Facebook/Whatsapp e Google Search, mostrou como vem sendo as abordagens das autoridades europeia e americana. Assim, conclui-se que os instrumentos clássicos de análise necessitam de adaptações para serem aplicados ao Mercado Digital, bem como as autoridades devem buscar arcabouço teórico para saberem como lidar com peculiaridades desse mercado, como a falta de transparência, práticas de coleta, manipulação de dados de usuários e manutenção do ambiente competitivo.
Keywords: Economia Digital
Análise antitruste
Facebook
Google Search
Whatsapp
Mercado digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACBBAPTISTA.pdf682.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.