Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8393
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Accountability enquanto vetor inclusivo e de combate ao poder excludente da corrupção
Autor(es)/Inventor(es): Custodio, Fernando Zambalde Portela
Orientador: Vieira, José Ribas
Resumo: A presente monografia objetiva fazer a conexão da importância da accountability enquanto mecanismo não só de controle, mas também de viés inclusivo e democrático, principalmente por sua capacidade de combate a corrupção. Por sua vez, a análise da corrupção também foi feita não apenas abordando esta através da maneira corriqueira, de desvio de cargo público, mas para além disso, como causadora da exclusão ante seu poder de minar a capacidade do Estado de elaborar e efetivar políticas públicas adequadas. Buscou-se também demonstrar a relação da accountability com a administração pública, conjugando a esta conceitos modernos demandados nos últimos tempos. Ressaltou-se o caráter republicano das instituições de accountability para reforçar seu poder e legitimar seus instrumentos democráticos. Por fim, foi importante pontuar o poder popular de fiscalizar e contestar os detentores do poder entre os ciclos eleitorais, de maneira permanente, bem como os desdobramentos recentes da accountability, que inclui o cidadão em uma situação mais ativa desse controle, visto ser a sociedade a destinatária final de todo esse aparato.
Palavras-chave: Accountability
Corrupção
Democracia
Controle
Administração pública
Corruption
Democracy
Control
Public administration
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUSTODIO, Fernando Zambalde Portela. Accountability enquanto vetor inclusivo e de combate ao poder excludente da corrupção. 2018. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FZPCustodio.pdf421.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.