Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8403
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representações e usos da Biblioteca Parque Manguinhos: uma análise das narrativas dos jovens
Autor(es)/Inventor(es): Diniz, Aline Maia
Orientador: Farias, Patrícia Silveira de
Resumo: O objeto é compreender as percepções e formas de sociabilidade dos jovens moradores de Manguinhos – Complexo de favelas localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro – a partir do uso que fazem do equipamento cultural Biblioteca Parque. A pesquisa foi desenvolvida com a combinação dos métodos observação participante e realização de 17 entrevistas semiestruturadas com jovens do sexo masculino e feminino na faixa etária entre 15 e 29 anos. Além da biblioteca foi feita observação nos seguintes eventos: Reunião Comunitária; Apresentação do Ballet Manguinhos; Aniversário da Biblioteca Parque; Feijoada do Compositor e inauguração da Skate Parque. Foi possível constatar, a partir dos resultados, que os jovens a partir do uso da biblioteca parque, expressam formas de resistência, participam de atividades e pensam propostas para o equipamento cultural. Enquanto política pública a Biblioteca Parque mantém o diálogo com os jovens e cumpre papel fundamental na sociabilidade dos mesmos, uma vez que a mesma se configura enquanto o espaço onde jovens se encontram. Nesse sentido a Biblioteca Parque Manguinhos é para os jovens, o local que se identificam, sentem-se a vontade e se expressam de forma artística, cultural e política.
Palavras-chave: Políticas públicas
Juventude
Favelas
Usuários de bibliotecas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DINIZ, Aline Maia. Representações e usos da Biblioteca Parque Manguinhos: uma análise das narrativas dos jovens. 2016. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADiniz.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.