Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, Luana de Souza | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thamiris de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T14:52:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Thamiris de. Análise das relações de gênero na educação básica no município do Rio de Janeiro: crítica à (cis) heteronormatividade. 2016. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8457 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Política social | pt_BR |
dc.title | Análise das relações de gênero na educação básica no município do Rio de Janeiro: crítica à (cis) heteronormatividade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2121997400980987 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morgado, Rosana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4281701886369977 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Vanessa | - |
dc.description.resumo | Observa as implicações sobre o interesse de desenvolver o tema do trabalho: gênero e educação básica. Realizar-se-á também uma análise crítica a economia política sobre as/os sujeitas/os transformadoras/es da realidade e seus protagonismos e táticas frente as desigualdades de gênero numa sociedade dividida em classes sociais e violentamente opressiva. Proporemos então, analisar a realidade a partir de leituras críticas e marxianas, compreendendo os estudos de gênero e sexualidade, já vastamente acumulados pelas ciências sociais. Para tanto, pode ser estranho a/o leitora/r o uso de materiais provindos da pós-modernidade ou outros saberes, que procurar-se-á criar pontes que se interligam mais do que se dividem. Mormente, o método utilizado para desvelar a realidade será através da dialética e materialismo histórico. Trataremos em questão as categorias de opressão e exploração, as quais se exponenciam e ganham novas funcionalidades no capitalismo consolidado, questionando as assimetrias de gênero e sua (não) binaridade, suas particularidades, singularidade e universalidade como base de mediação dos conteúdos aqui descritos. Discute a “Questão Social” e o surgimento das políticas sociais, tendo em vista sua lógica e funcionalidade na produção e reprodução da vida no sistema capitalista. Especificamente, estuda-se a educação enquanto política social e os parâmetros legais que norteiam as discussões de gênero no sistema educacional e em políticas públicas inclusivas que combatam o preconceito e discriminações e o acesso desigual da riqueza socialmente produzida. Problematiza-se as redes de violência e discriminação que geram exclusão parcial ou total do processo escolar de determinadas identidades, e também o exercício de uma cidadania inconclusa, incompleta, parcial. Conclui trazendo as perspectivas marxianas para o salto qualitativo da educação e uma sociedade outra, com vistas a emancipação humana, libertando-se da exploração de um sobre a/o outra/o, e de que maneira, uma sociedade qualitativamente melhor poderá erradicar “mais facilmente” as opressões no conjunto da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TOliveira.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.