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http://hdl.handle.net/11422/8457
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Análise das relações de gênero na educação básica no município do Rio de Janeiro: crítica à (cis) heteronormatividade |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Thamiris de |
Tutor: | Siqueira, Luana de Souza |
Resumen: | Observa as implicações sobre o interesse de desenvolver o tema do trabalho: gênero e educação básica. Realizar-se-á também uma análise crítica a economia política sobre as/os sujeitas/os transformadoras/es da realidade e seus protagonismos e táticas frente as desigualdades de gênero numa sociedade dividida em classes sociais e violentamente opressiva. Proporemos então, analisar a realidade a partir de leituras críticas e marxianas, compreendendo os estudos de gênero e sexualidade, já vastamente acumulados pelas ciências sociais. Para tanto, pode ser estranho a/o leitora/r o uso de materiais provindos da pós-modernidade ou outros saberes, que procurar-se-á criar pontes que se interligam mais do que se dividem. Mormente, o método utilizado para desvelar a realidade será através da dialética e materialismo histórico. Trataremos em questão as categorias de opressão e exploração, as quais se exponenciam e ganham novas funcionalidades no capitalismo consolidado, questionando as assimetrias de gênero e sua (não) binaridade, suas particularidades, singularidade e universalidade como base de mediação dos conteúdos aqui descritos. Discute a “Questão Social” e o surgimento das políticas sociais, tendo em vista sua lógica e funcionalidade na produção e reprodução da vida no sistema capitalista. Especificamente, estuda-se a educação enquanto política social e os parâmetros legais que norteiam as discussões de gênero no sistema educacional e em políticas públicas inclusivas que combatam o preconceito e discriminações e o acesso desigual da riqueza socialmente produzida. Problematiza-se as redes de violência e discriminação que geram exclusão parcial ou total do processo escolar de determinadas identidades, e também o exercício de uma cidadania inconclusa, incompleta, parcial. Conclui trazendo as perspectivas marxianas para o salto qualitativo da educação e uma sociedade outra, com vistas a emancipação humana, libertando-se da exploração de um sobre a/o outra/o, e de que maneira, uma sociedade qualitativamente melhor poderá erradicar “mais facilmente” as opressões no conjunto da sociedade. |
Materia: | Relações de gênero Ensino fundamental Política social |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
Unidade de producción: | Escola de Serviço Social |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVEIRA, Thamiris de. Análise das relações de gênero na educação básica no município do Rio de Janeiro: crítica à (cis) heteronormatividade. 2016. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Serviço Social |
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