Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8459
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Garcia, Joana Angélica Barbosa | - |
dc.contributor.author | Blanck, Ludmilla Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T16:07:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.citation | BLANCK, Ludmilla Lucas. Crianças como sujeitos prioritários : a experiência da Fundação Gol de Letra. 2016. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8459 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assistência ao menor | pt_BR |
dc.subject | Terceiro setor | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Crianças como sujeitos prioritários: a experiência da Fundação Gol de Letra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9449921531811959 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda a visão da infância, nas suas variadas formas, durante o período do Brasil Republicano na virada do século XIX ao XX, considerando as protoformas da assistência utilizadas como formas de intervenção para com as crianças e adolescentes pobres deste período. Apresenta aspectos do debate sobre as mudanças no século XX em relação aos conceitos de caridade, filantropia e cidadania infanto-juvenil. Discute como o Estado e sociedade se moldaram diante destas mudanças, favorecendo a emergência do chamado “terceiro setor”. Como estudo de campo, a Fundação Gol de Letra foi analisada como instituição do “terceiro setor”, como fortalecedora dos direitos à infância e adolescência previstos em lei. Ainda no campo dos direitos, a monografia discute a prática institucional do Assistente Social no que tange a estratégia de proteção social básica e articulação da rede socioassistencial. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, reunindo pesquisa bibliográfica e documental, com observação sistemática durante um ano e meio de estágio na instituição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LLBlanck.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.