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http://hdl.handle.net/11422/8459
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Crianças como sujeitos prioritários: a experiência da Fundação Gol de Letra |
Autor(es)/Inventor(es): | Blanck, Ludmilla Lucas |
Orientador: | Garcia, Joana Angélica Barbosa |
Resumo: | Aborda a visão da infância, nas suas variadas formas, durante o período do Brasil Republicano na virada do século XIX ao XX, considerando as protoformas da assistência utilizadas como formas de intervenção para com as crianças e adolescentes pobres deste período. Apresenta aspectos do debate sobre as mudanças no século XX em relação aos conceitos de caridade, filantropia e cidadania infanto-juvenil. Discute como o Estado e sociedade se moldaram diante destas mudanças, favorecendo a emergência do chamado “terceiro setor”. Como estudo de campo, a Fundação Gol de Letra foi analisada como instituição do “terceiro setor”, como fortalecedora dos direitos à infância e adolescência previstos em lei. Ainda no campo dos direitos, a monografia discute a prática institucional do Assistente Social no que tange a estratégia de proteção social básica e articulação da rede socioassistencial. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, reunindo pesquisa bibliográfica e documental, com observação sistemática durante um ano e meio de estágio na instituição. |
Palavras-chave: | Assistência ao menor Terceiro setor Infância |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BLANCK, Ludmilla Lucas. Crianças como sujeitos prioritários : a experiência da Fundação Gol de Letra. 2016. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
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