Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurrowes, Patrícia Cecilia-
dc.contributor.authorBayone, Andrea Melo-
dc.date.accessioned2019-06-18T20:52:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:03Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationBAYONE, Andrea Melo. Outros caminhos para a representação do feminino na publicidade: uma análise das campanhas da consultoria de marketing Think Eva. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8480-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.titleOutros caminhos para a representação do feminino na publicidade: uma análise das campanhas da consultoria de marketing Think Evapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.description.resumoDiscute se e como o uso do feminismo no marketing pode transmitir ideias de empoderamento feminino e promover uma representação da mulher na publicidade distinta dos estereótipos convencionais. A escolha do tema deve-se à relevância do movimento feminista e ao crescimento da discussão sobre o feminismo em diversas esferas da sociedade. Tal fato vem provocando interesse das marcas em aderir à causa, através de vertentes como o femvertising, que será explorada neste estudo. Visando atingir esse objetivo, serão analisados três comerciais que contaram com a colaboração da consultoria de marketing feminista Think Eva: “#EAíTáPronta?” e “Isso é Pra Mim” da marca Avon, e “Ser Mulher Faz Toda a Diferença” da Gillette Venus. A metodologia usada foi o estudo de caso, tencionando compreender as estratégias utilizadas pela Think Eva com o intuito de promover uma comunicação de marca pautada pelo feminismo. A pesquisa seguiu um posicionamento teórico para fornecer uma melhor compreensão sobre o tema: o aparecimento do feminismo e suas vertentes, a representação da mulher na publicidade e os estereótipos de gênero, o uso do feminismo como estratégia de marketing pelas marcas, o surgimento do termo femvertising, o marketing de identidade e a publicidade expandida. Através da metodologia e fundamentação teórica utilizadas, essa análise busca proporcionar uma reflexão crítica sobre as motivações que levam as marcas a adotarem um discurso ligado ao feminismo e outras causas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABayone.pdf987.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.