Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8480
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Outros caminhos para a representação do feminino na publicidade: uma análise das campanhas da consultoria de marketing Think Eva
Autor(es)/Inventor(es): Bayone, Andrea Melo
Tutor: Burrowes, Patrícia Cecilia
Resumen: Discute se e como o uso do feminismo no marketing pode transmitir ideias de empoderamento feminino e promover uma representação da mulher na publicidade distinta dos estereótipos convencionais. A escolha do tema deve-se à relevância do movimento feminista e ao crescimento da discussão sobre o feminismo em diversas esferas da sociedade. Tal fato vem provocando interesse das marcas em aderir à causa, através de vertentes como o femvertising, que será explorada neste estudo. Visando atingir esse objetivo, serão analisados três comerciais que contaram com a colaboração da consultoria de marketing feminista Think Eva: “#EAíTáPronta?” e “Isso é Pra Mim” da marca Avon, e “Ser Mulher Faz Toda a Diferença” da Gillette Venus. A metodologia usada foi o estudo de caso, tencionando compreender as estratégias utilizadas pela Think Eva com o intuito de promover uma comunicação de marca pautada pelo feminismo. A pesquisa seguiu um posicionamento teórico para fornecer uma melhor compreensão sobre o tema: o aparecimento do feminismo e suas vertentes, a representação da mulher na publicidade e os estereótipos de gênero, o uso do feminismo como estratégia de marketing pelas marcas, o surgimento do termo femvertising, o marketing de identidade e a publicidade expandida. Através da metodologia e fundamentação teórica utilizadas, essa análise busca proporcionar uma reflexão crítica sobre as motivações que levam as marcas a adotarem um discurso ligado ao feminismo e outras causas sociais.
Materia: Propaganda
Feminismo
Marketing estratégico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-jun-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BAYONE, Andrea Melo. Outros caminhos para a representação do feminino na publicidade: uma análise das campanhas da consultoria de marketing Think Eva. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABayone.pdf987.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.