Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRett, Lucimara-
dc.contributor.authorGomes, Thaynan Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-06-19T20:59:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:02Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationGOMES, Thaynan Rodrigues. Você ainda está assistindo? Publicidade e ficção seriada no mundo invertido de Stranger Things. 2018. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8484-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeriadopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.titleVocê ainda está assistindo? Publicidade e ficção seriada no mundo invertido de Stranger Thingspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Mônica Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.referee2Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.description.resumoResultado de um extenso processo de convergência entre a televisão e as novas mídias, as plataformas de consumo de vídeos on demand surgiram como uma resposta ao desejo por mais autonomia dos consumidores. Dentre as empresas que despontaram neste segmento, a Netflix se destaca pelo pioneirismo no mercado. Além de atender a crescente demanda por serviços de streaming, a Netflix também cresce como nova integrante da indústria do entretenimento. Investindo na criação de suas próprias produções audiovisuais, a empresa aposta no formato das ficções seriadas como porta de entrada no mercado. Tal gênero, o das tramas serializadas, tem se apresentado como uma popular e lucrativa alternativa no ramo audiovisual. Buscando entender as características que contribuem para o prestígio do formato, este trabalho analisa a série Stranger Things, criada pelos Duffer Brothers e considerada um dos maiores sucessos originais da Netflix até o momento. A influência de referências da cultura pop dos anos 80 também é avaliada como um dos possíveis elementos de triunfo da obra, de acordo com estudos que apontam o recente prestígio atribuído a produções que lançam mão da nostalgia. Para compreender melhor as questões levantadas, realizamos pesquisas qualitativas e quantitativas que visaram analisar, em especial, o êxito da campanha de divulgação da primeira temporada de Stranger Things, ancorada no vídeo promocional "Xuxa e o baixinho que sumiu", produzido especialmente para o mercado brasileiro. Fazendo um paralelo com a publicidade, essa campanha também é vista através de uma abordagem acadêmica que circunda as temáticas do branded content e teoriza sobre o processo de hibridização da publicidade com o entretenimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TGomes.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.