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dc.contributor.advisorCosta, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.authorSilva, Roberta Monção Soares de Melo e-
dc.date.accessioned2019-06-19T21:44:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:03Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, Roberta Monção Soares de Melo e. Celebridades e morte: um estudo sobre o sucesso póstumo de Michael Jackson. Rio de Janeiro, 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8485-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria fonográficapt_BR
dc.subjectJackson, Michaelpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleCelebridades e morte: um estudo sobre o sucesso póstumo de Michael Jacksonpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0267771070830752pt_BR
dc.contributor.referee1Assunção, Diego Paleólogo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1304509351351200pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.description.resumoEstuda os processos que possibilitam o sucesso póstumo de artistas da indústria fonográfica, bem como o consumo de conteúdo produzido após a morte, com foco no caso do cantor Michael Jackson. Para tal, foi feita uma revisão da literatura abrangendo estudos sobre celebridades e transformações nas concepções históricas sobre a morte. No primeiro capítulo o tema é abordado à luz de teorias sobre cultura de celebridades, com destaque para os trabalhos de Tom Mole (2007), Paul Hollander (2011) e Graeme Turner (2004). O objetivo é desmistificar os processos por trás do atual consumo ávido de celebridades, relacionando-o com questões históricas e sociais, além de situar o lugar ocupado por Jackson enquanto indivíduo célebre. No segundo capítulo, o foco são as concepções de morte que possibilitam o interesse por conteúdo póstumo de cantores, com destaque para os trabalhos de Renata Rezende Ribeiro (2009) e de Letícia Cantarela Matheus e Eliane Tadeu da Silva Belleza (2016). As formas de lidar com a morte advindas da Idade Média e da Modernidade têm suas consequências nos tempos atuais analisadas, de forma a embasar um interesse tão grande pelo pós-morte de artistas. Por fim, no terceiro capítulo são analisadas as principais produções póstumas de Jackson, a citar o longa-metragem Michael Jackson’s This Is It (2009) e seus três álbuns póstumos Michael (2010), Xscape (2014) e Scream (2017), com foco no primeiro disco. Neste capítulo final o objetivo é definir em que consiste o conteúdo póstumo de um cantor e suas diferenças em relação à produção em vida do artista. Conclui-se então que a possibilidade de criar laços com os mortos no espaço midiático, o chamado “além” contemporâneo de Ribeiro (2009), a presença de uma forte cultura de celebridades e a busca por entender melhor a morte tomam forma e se relacionam no consumo póstumo de cantores, tendo como espaços os meios diversos nos quais o trabalho do artista continua a circular. Além disso chega-se à conclusão de que a produção póstuma limita o funcionamento do tripé indivíduo-indústria-fã de Mole (2007), expondo o componente da indústria e, por fim, conclui-se que neste tipo de conteúdo a autenticidade é o principal atrativo em detrimento da qualidade do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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