Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8485
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Celebridades e morte: um estudo sobre o sucesso póstumo de Michael Jackson |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Roberta Monção Soares de Melo e |
Tutor: | Costa, Tatiane Cruz Leal |
Resumen: | Estuda os processos que possibilitam o sucesso póstumo de artistas da indústria fonográfica, bem como o consumo de conteúdo produzido após a morte, com foco no caso do cantor Michael Jackson. Para tal, foi feita uma revisão da literatura abrangendo estudos sobre celebridades e transformações nas concepções históricas sobre a morte. No primeiro capítulo o tema é abordado à luz de teorias sobre cultura de celebridades, com destaque para os trabalhos de Tom Mole (2007), Paul Hollander (2011) e Graeme Turner (2004). O objetivo é desmistificar os processos por trás do atual consumo ávido de celebridades, relacionando-o com questões históricas e sociais, além de situar o lugar ocupado por Jackson enquanto indivíduo célebre. No segundo capítulo, o foco são as concepções de morte que possibilitam o interesse por conteúdo póstumo de cantores, com destaque para os trabalhos de Renata Rezende Ribeiro (2009) e de Letícia Cantarela Matheus e Eliane Tadeu da Silva Belleza (2016). As formas de lidar com a morte advindas da Idade Média e da Modernidade têm suas consequências nos tempos atuais analisadas, de forma a embasar um interesse tão grande pelo pós-morte de artistas. Por fim, no terceiro capítulo são analisadas as principais produções póstumas de Jackson, a citar o longa-metragem Michael Jackson’s This Is It (2009) e seus três álbuns póstumos Michael (2010), Xscape (2014) e Scream (2017), com foco no primeiro disco. Neste capítulo final o objetivo é definir em que consiste o conteúdo póstumo de um cantor e suas diferenças em relação à produção em vida do artista. Conclui-se então que a possibilidade de criar laços com os mortos no espaço midiático, o chamado “além” contemporâneo de Ribeiro (2009), a presença de uma forte cultura de celebridades e a busca por entender melhor a morte tomam forma e se relacionam no consumo póstumo de cantores, tendo como espaços os meios diversos nos quais o trabalho do artista continua a circular. Além disso chega-se à conclusão de que a produção póstuma limita o funcionamento do tripé indivíduo-indústria-fã de Mole (2007), expondo o componente da indústria e, por fim, conclui-se que neste tipo de conteúdo a autenticidade é o principal atrativo em detrimento da qualidade do trabalho. |
Materia: | Indústria fonográfica Jackson, Michael Música Consumo |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
Unidade de producción: | Escola de Comunicação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-jul-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Roberta Monção Soares de Melo e. Celebridades e morte: um estudo sobre o sucesso póstumo de Michael Jackson. Rio de Janeiro, 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Publicidade |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSilva.pdf | 655.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.