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dc.contributor.advisorFragozo, Fernando Soares-
dc.contributor.authorLeite, Marina Menezes-
dc.date.accessioned2019-06-24T19:38:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:04Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationLEITE, Marina Menezes. Estratégias de comunicação e marketing no reposicionamento de museus de arte: uma análise do Museu Nacional de Belas Artes. 2018. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8488-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu Nacional de Belas Artes (Brasil)pt_BR
dc.subjectMarketing culturalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEstratégia da comunicaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação e marketing no reposicionamento de museus de arte: uma análise do Museu Nacional de Belas Artespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Gláucia Salvador-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545pt_BR
dc.description.resumoApresenta e analisa as atuais estratégias de comunicação adotadas pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, e observar quais circunstâncias políticas, organizacionais e de desenvolvimento de políticas públicas tiveram influência expressiva em sua estruturação ao longo de seus oitenta anos de existência. Busca-se entender historicamente quais os caminhos que guiaram o MNBA até sua concepção atual. Além disso, o trabalho recria um breve histórico da institucionalização da cultura no Brasil, considerando nesse processo fatos do contexto global. O estudo também visa analisar como se constrói o discurso do Museu sobre si mesmo, procurando perceber que aspectos do marketing, conceituados por Philip Kotler, são implementados nessa construção e estão presentes nas ações de divulgação e gestão do museu assim como são absorvidas as novas práticas e ferramentas tecnológicas disponíveis na área de comunicação. Têm-se como objetivo secundário criar um quadro panorâmico da atuação dos principais museus da região central – a saber, CCBB, MAR, MdA e MNBA – para fazer um comparativo da incorporação das redes sociais como extensão do museu e como reforço de discurso de marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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