Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8497
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias extrapenais para resolução da violência: influência dos movimentos de política criminal no contexto do sistema penal brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Heriellen dos Santos
Orientador: Tavares, Natália Lucero Frias
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os benefícios da adoção de estratégias extrapenais como meio de solucionar o problema da violência e suas atuações no Estado Brasileiro, uma vez que o sistema penal encontra-se banalizado pelo uso excessivo de artifícios que não estão gerando os resultados esperados. Para isso, considerar-se-á a origem da política criminal e suas relações com os outros ramos do direito. Também serão analisados os movimentos da política criminal, como a lei e ordem, a nova defesa social e a política criminal alternativa. Evidenciará as influências históricas da política criminal na evolução do direito penal brasileiro com ênfase nas causa e nas conseqüências decorrentes de uma política criminal brasileira maleável. Far-se-á o contraste entre os benefícios e os prejuízos das políticas criminais repressivas e preventivas. Será discutido o movimento da violência no mundo moderno e o sentimento de medo com o qual a atual sociedade convive e da conseqüente legitimação do direito punitivo, além da banalização da pena de prisão e da lotação carcerária.
Palavras-chave: Violência
Políticas Criminais
Estratégias extrapenais
Violence
Criminal Policies
Extrapenal strategies
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Heriellen dos Santos. Estratégias extrapenais para resolução da violência: influência dos movimentos de política criminal no contexto do sistema penal brasileiro. 2018. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSAndrade.pdf459.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.