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dc.contributor.advisorLana, Lígia Campos de Cerqueira-
dc.contributor.authorSouza, Carla Basílio de-
dc.date.accessioned2016-10-04T17:53:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Carla Basílio de. De mulher pra mulher: representações de gênero em campanhas da varejista Marisa e sua repercussão em ambientes on-line. 2015. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/850-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectPublicidade onlinept_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleDe mulher pra mulher: representações de gênero em campanhas da varejista Marisa e sua repercussão no ambiente on-linept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9639348516820897pt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267771070830752pt_BR
dc.description.resumoMuitos grupos feministas e anti-hegemônicos continuam lutando por igualdade e respeito em todos os setores da sociedade, apesar de atravessarmos um momento de backlash, em que o feminismo, quando levado em conta, é visto como movimento superado. Com o advento da internet e, especificamente, das redes sociais, têm sido possíveis o registro e a expressão pública de críticas às representações das mulheres na mídia. O presente trabalho problematiza as maneiras como três peças audiovisuais da varejista Marisa, veiculadas em 2012, despertaram o debate em torno das desigualdades de gênero. Examinamos a estrutura narrativa/dramática dos filmes publicitários e, em seguida, os argumentos discursivos dos debates engendrados. A investigação revelou que os espaços virtuais trazem à tona pontos de vista críticos com relação à empresa e ao papel social da mulher hoje. As conclusões do trabalho sugerem que, ainda hoje, as emoções estão socialmente relacionadas aos gêneros, cabendo à mulher a busca pelo amor romântico através de uma relação afetiva heterossexual. Com isso, a liberdade sexual da mulher é cerceada, pois ainda existe uma dicotomia entre a mulher que é mãe/adequada/feminina e a mulher que vive a sua sexualidade com liberdade. Por fim, como reduto da identidade dos indivíduos na pós-modernidade, o corpo produz os sentidos que o sujeito pretende exteriorizar, especialmente as mulheres, das quais é exigido um padrão de beleza cada vez mais idealizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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