Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/850
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: De mulher pra mulher: representações de gênero em campanhas da varejista Marisa e sua repercussão no ambiente on-line
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Carla Basílio de
Orientador: Lana, Lígia Campos de Cerqueira
Resumo: Muitos grupos feministas e anti-hegemônicos continuam lutando por igualdade e respeito em todos os setores da sociedade, apesar de atravessarmos um momento de backlash, em que o feminismo, quando levado em conta, é visto como movimento superado. Com o advento da internet e, especificamente, das redes sociais, têm sido possíveis o registro e a expressão pública de críticas às representações das mulheres na mídia. O presente trabalho problematiza as maneiras como três peças audiovisuais da varejista Marisa, veiculadas em 2012, despertaram o debate em torno das desigualdades de gênero. Examinamos a estrutura narrativa/dramática dos filmes publicitários e, em seguida, os argumentos discursivos dos debates engendrados. A investigação revelou que os espaços virtuais trazem à tona pontos de vista críticos com relação à empresa e ao papel social da mulher hoje. As conclusões do trabalho sugerem que, ainda hoje, as emoções estão socialmente relacionadas aos gêneros, cabendo à mulher a busca pelo amor romântico através de uma relação afetiva heterossexual. Com isso, a liberdade sexual da mulher é cerceada, pois ainda existe uma dicotomia entre a mulher que é mãe/adequada/feminina e a mulher que vive a sua sexualidade com liberdade. Por fim, como reduto da identidade dos indivíduos na pós-modernidade, o corpo produz os sentidos que o sujeito pretende exteriorizar, especialmente as mulheres, das quais é exigido um padrão de beleza cada vez mais idealizado.
Palavras-chave: Gênero
Mídias sociais
Publicidade
Marca de produtos
Publicidade online
Feminismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Carla Basílio de. De mulher pra mulher: representações de gênero em campanhas da varejista Marisa e sua repercussão em ambientes on-line. 2015. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBSouza.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.