Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8526
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia, narrativas do medo e as políticas públicas repressivas: uma análise do agendamento do jornal O Globo na semana antecedente ao decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Mariana Nogueira
Orientador: Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
Resumo: Estudo sobre três eixos de maneira integrada: a mídia, as narrativas do medo e as políticas públicas de segurança. Justifica-se na importância de entender de que forma os processos raciais históricos do país serviram como plano de fundo para a construção da ideia do “medo branco”, e das sub-representações sociais. Através de análises aprofundadas, pretende-se investigar se, e como a mídia se vale dessa conjuntura para pautar narrativas que embasam e legitimam políticas públicas de segurança de caráter repressivo. O universo de análise tem por objeto o jornal O Globo, e sua agenda no período que antecede o decreto de Intervenção Federal na Segurança do Rio de Janeiro. Foram analisadas 20 matérias sob a ótica da narratologia. Os resultados apontam para o uso do aparato midiático em favor da criação de um “cenário de desordem”, identificando sujeitos marginalizados como causadores dessa problemática, e estimulando e legitimando o uso das Forças Armadas para contenção da “onda de violência” que segundo o veículo acometeu a cidade.
Palavras-chave: Políticas públicas
Segurança pública
Meios de comunicação de massa
Repressão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RODRIGUES, Mariana Nogueira. Mídia, narrativas do medo e as políticas públicas repressivas: uma análise do agendamento do jornal O Globo na semana antecedente ao decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRodrigues.pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.