Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8569
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O afeto enquanto comunicação: uma análise sobre a percepção de como o afeto influência nas relações interpessoais entre portadores da doença de Alzheimer, seus cuidadores e familiares
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Lucas Varanda de
Advisor: Burrowes, Patrícia Cecilia
Abstract: Investiga, na perspectiva da comunicação, como o afeto funciona enquanto comunicação nas relações entre pacientes com Alzheimer, seus cuidadores e familiares em uma casa de repouso. Para tal, foi utilizada a aproximação qualitativa com o método teórico da Grounded Theory aliada à etnografia com observação participante. A opção por esses modelos se deu porque o objetivo do presente trabalho não era testar uma teoria pré-estabelecida, mas sim, propor novas inferências teóricas acerca do contexto específico das relações com pacientes de Alzheimer em uma casa de repouso. A coleta dos dados se dividiu em dois momentos: a observação participante na casa de repouso e as entrevistas em profundidade com cuidadores e familiares. Por fim, em resumo, chegou-se à conclusão de que o afeto deveria ser entendido nesse ambiente enquanto estímulos que promovem reações nos pacientes com Alzheimer. Nesse sentido, os afetos poderiam ser tanto positivos quanto negativos dependendo da reação que os pacientes demonstravam a eles. Dessa maneira, o presente trabalho buscou evidenciar que o entendimento do afeto enquanto comunicação pode contribuir, de forma positiva, para as cuidadoras e os familiares na promoção do cuidado humanizado.
Keywords: Cuidados de Enfermagem
Relações interpessoais
Afeições
Doença de Alzheimer
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jun-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Lucas Varanda. O afeto enquanto comunicação: uma análise sobre a percepção de como o afeto influencia nas relações interpessoais entre portadores da doença de Alzheimer, seus cuidadores e familiares. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCarvalho.pdf415.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.