Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/858
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Zschoerper, Alessandra
Tutor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumen: Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas.
Materia: Publicidade
Humor
Comercial
Televisão
Persuasão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 15-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AZSCHOERPER.pdf875.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.