Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Paula Goulart-
dc.contributor.authorDias, João Carlos-
dc.date.accessioned2016-10-10T19:14:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:45Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.citationDIAS, João Carlos. A nova tv online: um estudo de caso sobre o Netflix. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/862-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMídia alternativapt_BR
dc.subjectConteúdo onlinept_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.titleA nova TV online: um estudo de caso sobre o Netflixpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2408262120718131pt_BR
dc.contributor.referee1D`Abreu, Patrícia Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7765390477021301pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Andréia de Resende Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399pt_BR
dc.description.resumoA revolução digital vem transformando todos os aspectos da indústria audiovisual. Este novo panorama se expande para além dos meios tradicionais e um negócio voltado para a convergência midiática entre Internet e TV surge como peça relevante: o Netflix. Inserido em um contexto de consumo multiplataforma e não linear, o serviço de TV online por assinatura já acarretou uma série de mudanças no setor: inicialmente na sua forma de ofertar produtos para consumo e, em seguida, também sobre o campo da produção. O objetivo desta monografia é analisar como o Netflix promove um novo modo de assistir televisão, modificando as atuais relações de produção, distribuição e consumo audiovisual. Primeiramente, a revisão teórica aborda os mais importantes fatos históricos da televisão no Brasil, trazendo as mudanças sociais e tecnológicas trazidas por ela, até a TV online. Em seguida, apresenta-se a cultura da convergência dos meios proposta por Jenkins, discutida com temas como a cultura das séries e a teoria da cauda longa de Anderson. Esta última articula as atuais formas de produção e consumo como maneira de conquistar diferentes mercados de nicho. Realizou-se, através de estudo de caso, uma análise da plataforma de consumo online do Netflix, considerando seu histórico, funcionalidades e conteúdo. Pode-se analisar importantes alterações trazidas pelo Netflix na até então tradicional dinâmica da cadeia audiovisual. Alterações que podem, principalmente, indicar as novas formas de integração da TV no futuro, e não definir se um modelo – conteúdo em fluxo ou sob demanda- deve prevalecer sobre o outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JDias.pdf568.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.