Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/862
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A nova TV online: um estudo de caso sobre o Netflix
Autor(es)/Inventor(es): Dias, João Carlos
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: A revolução digital vem transformando todos os aspectos da indústria audiovisual. Este novo panorama se expande para além dos meios tradicionais e um negócio voltado para a convergência midiática entre Internet e TV surge como peça relevante: o Netflix. Inserido em um contexto de consumo multiplataforma e não linear, o serviço de TV online por assinatura já acarretou uma série de mudanças no setor: inicialmente na sua forma de ofertar produtos para consumo e, em seguida, também sobre o campo da produção. O objetivo desta monografia é analisar como o Netflix promove um novo modo de assistir televisão, modificando as atuais relações de produção, distribuição e consumo audiovisual. Primeiramente, a revisão teórica aborda os mais importantes fatos históricos da televisão no Brasil, trazendo as mudanças sociais e tecnológicas trazidas por ela, até a TV online. Em seguida, apresenta-se a cultura da convergência dos meios proposta por Jenkins, discutida com temas como a cultura das séries e a teoria da cauda longa de Anderson. Esta última articula as atuais formas de produção e consumo como maneira de conquistar diferentes mercados de nicho. Realizou-se, através de estudo de caso, uma análise da plataforma de consumo online do Netflix, considerando seu histórico, funcionalidades e conteúdo. Pode-se analisar importantes alterações trazidas pelo Netflix na até então tradicional dinâmica da cadeia audiovisual. Alterações que podem, principalmente, indicar as novas formas de integração da TV no futuro, e não definir se um modelo – conteúdo em fluxo ou sob demanda- deve prevalecer sobre o outro.
Palavras-chave: Convergência
Marketing
Mídia alternativa
Conteúdo online
Televisão
Aspectos sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, João Carlos. A nova tv online: um estudo de caso sobre o Netflix. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
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