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dc.contributor.advisorSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.authorPádua, Diogo de-
dc.date.accessioned2019-07-03T17:54:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:02Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationPADUA, Diogo de. Fé, memória e resistência: templo de umbanda cacique pena branca, em um estudo fotográfico. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8647-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.titleFé, memória e resistência: templo de umbanda cacique pena branca, em um estudo fotográficopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1314551148230240pt_BR
dc.contributor.referee1D'Amaral, Marcio Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267771070830752pt_BR
dc.description.resumoProduzido a partir do olhar etnográfico de observação participante, concretizada na vivência do autor enquanto médium na Casa de Umbanda objeto de estudo, e na prática do trabalho, enquanto pesquisador, junto à fotografia documental do Templo de Umbanda Cacique Pena Branca de Amparo, no interior do Estado de São Paulo, este projeto prático fotográfico busca capturar a vivência diária e preservar a história através do registro da memória da Umbanda e seu conjunto de saberes. Nessa toada, pretende-se contribuir para combater a intolerância religiosa, tão presente nos dias atuais no contexto brasileiro, e levantar o questionamento de representatividade dos umbandistas nesse mesmo contexto. Foram cerca de dezesseis meses de produção, com um recorte estabelecido junto a uma entidade chefe do Templo, e, assim, produzidos registros dentro de sete temas, os quais, além das imagens, são brevemente expostos em textos concisos ou em entrevistas cedidas por médiuns que trabalham no Templo e consulentes que são atendidos semanalmente nas giras de caridade que o Templo oferece à população. A produção de imagens pelos adeptos do Templo e postagens em redes sociais já ilustram os propósitos atingidos pelo trabalho, justamente, executado como forma de combater a intolerância religiosa, de fomentar a resistência cultural e material, expressos nestes registros fotográficos que, assim se almeja, preservam e guardam a memória do Templo e da Umbanda como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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