Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8647
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos | - |
dc.contributor.author | Pádua, Diogo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T17:54:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.citation | PADUA, Diogo de. Fé, memória e resistência: templo de umbanda cacique pena branca, em um estudo fotográfico. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8647 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Comunicação social | pt_BR |
dc.title | Fé, memória e resistência: templo de umbanda cacique pena branca, em um estudo fotográfico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1314551148230240 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | D'Amaral, Marcio Tavares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Tatiane Cruz Leal | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0267771070830752 | pt_BR |
dc.description.resumo | Produzido a partir do olhar etnográfico de observação participante, concretizada na vivência do autor enquanto médium na Casa de Umbanda objeto de estudo, e na prática do trabalho, enquanto pesquisador, junto à fotografia documental do Templo de Umbanda Cacique Pena Branca de Amparo, no interior do Estado de São Paulo, este projeto prático fotográfico busca capturar a vivência diária e preservar a história através do registro da memória da Umbanda e seu conjunto de saberes. Nessa toada, pretende-se contribuir para combater a intolerância religiosa, tão presente nos dias atuais no contexto brasileiro, e levantar o questionamento de representatividade dos umbandistas nesse mesmo contexto. Foram cerca de dezesseis meses de produção, com um recorte estabelecido junto a uma entidade chefe do Templo, e, assim, produzidos registros dentro de sete temas, os quais, além das imagens, são brevemente expostos em textos concisos ou em entrevistas cedidas por médiuns que trabalham no Templo e consulentes que são atendidos semanalmente nas giras de caridade que o Templo oferece à população. A produção de imagens pelos adeptos do Templo e postagens em redes sociais já ilustram os propósitos atingidos pelo trabalho, justamente, executado como forma de combater a intolerância religiosa, de fomentar a resistência cultural e material, expressos nestes registros fotográficos que, assim se almeja, preservam e guardam a memória do Templo e da Umbanda como um todo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DPádua.pdf | 4.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.