Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8647
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fé, memória e resistência: templo de umbanda cacique pena branca, em um estudo fotográfico
Autor(es)/Inventor(es): Pádua, Diogo de
Orientador: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Resumo: Produzido a partir do olhar etnográfico de observação participante, concretizada na vivência do autor enquanto médium na Casa de Umbanda objeto de estudo, e na prática do trabalho, enquanto pesquisador, junto à fotografia documental do Templo de Umbanda Cacique Pena Branca de Amparo, no interior do Estado de São Paulo, este projeto prático fotográfico busca capturar a vivência diária e preservar a história através do registro da memória da Umbanda e seu conjunto de saberes. Nessa toada, pretende-se contribuir para combater a intolerância religiosa, tão presente nos dias atuais no contexto brasileiro, e levantar o questionamento de representatividade dos umbandistas nesse mesmo contexto. Foram cerca de dezesseis meses de produção, com um recorte estabelecido junto a uma entidade chefe do Templo, e, assim, produzidos registros dentro de sete temas, os quais, além das imagens, são brevemente expostos em textos concisos ou em entrevistas cedidas por médiuns que trabalham no Templo e consulentes que são atendidos semanalmente nas giras de caridade que o Templo oferece à população. A produção de imagens pelos adeptos do Templo e postagens em redes sociais já ilustram os propósitos atingidos pelo trabalho, justamente, executado como forma de combater a intolerância religiosa, de fomentar a resistência cultural e material, expressos nestes registros fotográficos que, assim se almeja, preservam e guardam a memória do Templo e da Umbanda como um todo.
Palavras-chave: Fotografia
Memória
Umbanda
Comunicação social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PADUA, Diogo de. Fé, memória e resistência: templo de umbanda cacique pena branca, em um estudo fotográfico. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPádua.pdf4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.