Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8650
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dc.contributor.advisorLagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.authorOliveira, Isabela Gonçalves de-
dc.date.accessioned2019-07-03T21:13:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:02Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabela Gonçalves de. Construção de marca de destinos turísticos: um estudo de caso sobre a cidade de Niterói. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8650-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleConstrução de marca de destinos turísticos: um estudo de caso sobre a cidade de Niteróipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133pt_BR
dc.contributor.referee1Fraga, Carla Conceição Lana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2192512329006631pt_BR
dc.contributor.referee2Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é compreender se há e como se dá a construção de marca da cidade de Niterói (RJ) no âmbito turístico, e como a comunicação feita pela cidade é percebida pelos turistas que a visitam. Para tanto, fizemos uma revisão da literatura sobre os principais conceitos que dizem respeito a esse universo, tais como: marca, construção de marcas e publicidade a partir de autores como Kotler (1999; 2006), Pinho (1996), Tapscott (2010), Bauman (2001; 2008) e Jones (2004). A revisão da literatura buscou também compreender o contexto sociocultural em que este trabalho está inserido, além de exemplificar a construção de marca em outros países e cidades da América do Sul para efeitos de comparação com a cidade de Niterói. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em sábados e domingos entre os dias 17 de setembro e 5 de novembro de 2017. Os resultados sugerem que a cidade tem potencial para se desenvolver mais enquanto destino turístico, mas que a comunicação feita pela mesma não tem sido bem percebida como se gostaria, ao passo que nenhum dos entrevistados comentou ter visto qualquer material promocional sobre a cidade. Como sugestão para isso, propomos a criação de uma marca específica para o turismo, além de melhores recortes com relação ao público-alvo da comunicação, melhorias na segurança pública, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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