Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8650
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Construção de marca de destinos turísticos: um estudo de caso sobre a cidade de Niterói
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Isabela Gonçalves de
Orientador: Lagoa, Maria Beatriz da Rocha
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender se há e como se dá a construção de marca da cidade de Niterói (RJ) no âmbito turístico, e como a comunicação feita pela cidade é percebida pelos turistas que a visitam. Para tanto, fizemos uma revisão da literatura sobre os principais conceitos que dizem respeito a esse universo, tais como: marca, construção de marcas e publicidade a partir de autores como Kotler (1999; 2006), Pinho (1996), Tapscott (2010), Bauman (2001; 2008) e Jones (2004). A revisão da literatura buscou também compreender o contexto sociocultural em que este trabalho está inserido, além de exemplificar a construção de marca em outros países e cidades da América do Sul para efeitos de comparação com a cidade de Niterói. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em sábados e domingos entre os dias 17 de setembro e 5 de novembro de 2017. Os resultados sugerem que a cidade tem potencial para se desenvolver mais enquanto destino turístico, mas que a comunicação feita pela mesma não tem sido bem percebida como se gostaria, ao passo que nenhum dos entrevistados comentou ter visto qualquer material promocional sobre a cidade. Como sugestão para isso, propomos a criação de uma marca específica para o turismo, além de melhores recortes com relação ao público-alvo da comunicação, melhorias na segurança pública, entre outros.
Palavras-chave: Propaganda
Marcas
Turismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Isabela Gonçalves de. Construção de marca de destinos turísticos: um estudo de caso sobre a cidade de Niterói. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IOliveira.pdf799.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.