Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8682
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A teoria da justiça em Evgeni B. Pachukanis: contribuição teórica ao desenvolvimento de uma teoria marxista do Justo
Author(s)/Inventor(s): Romão, Bruno Peigo
Advisor: Carvalho, Salo de
Abstract: Este trabalho tem como objetivo contribuir às discussões acerca do conceito de justiça a partir do referencial teórico marxista. Para isto, optou por desenvolver as notas do jurista soviético Evguiéni B. Pachukanis acerca do tema, contidas em seu livro Teoria Geral Do Direito E Marxismo. Nesta obra, o autor aborda de forma brevíssima o fenômeno do justo, localizandoo entre a ética e o direito. A presente pesquisa busca aprofundar a dimensão desta descoberta de forma a atribuir à justiça conceituação, finalidades e especificidades próprias nas sociedades regidas pela lei do valor. Com os resultados obtidos, empreende por fim uma análise acerca da identificação dos movimentos políticos de esquerda a partir do descoberto na obra de Pachukanis acerca da relação equivalência/igualdade.
Keywords: Marxismo
Pachukanis
Justiça
Ética
Direito
Marxism
Justice
Ethics
Law
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::TEORIA GERAL DO DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROMÃO, Bruno Peigo. A teoria da justiça em Evgeni B. Pachukanis: contribuição teórica ao desenvolvimento de uma teoria marxista do Justo. 2017. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPRomão.pdf409.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.