Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8682
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A teoria da justiça em Evgeni B. Pachukanis: contribuição teórica ao desenvolvimento de uma teoria marxista do Justo
Autor(es)/Inventor(es): Romão, Bruno Peigo
Tutor: Carvalho, Salo de
Resumen: Este trabalho tem como objetivo contribuir às discussões acerca do conceito de justiça a partir do referencial teórico marxista. Para isto, optou por desenvolver as notas do jurista soviético Evguiéni B. Pachukanis acerca do tema, contidas em seu livro Teoria Geral Do Direito E Marxismo. Nesta obra, o autor aborda de forma brevíssima o fenômeno do justo, localizandoo entre a ética e o direito. A presente pesquisa busca aprofundar a dimensão desta descoberta de forma a atribuir à justiça conceituação, finalidades e especificidades próprias nas sociedades regidas pela lei do valor. Com os resultados obtidos, empreende por fim uma análise acerca da identificação dos movimentos políticos de esquerda a partir do descoberto na obra de Pachukanis acerca da relação equivalência/igualdade.
Materia: Marxismo
Pachukanis
Justiça
Ética
Direito
Marxism
Justice
Ethics
Law
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::TEORIA GERAL DO DIREITO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROMÃO, Bruno Peigo. A teoria da justiça em Evgeni B. Pachukanis: contribuição teórica ao desenvolvimento de uma teoria marxista do Justo. 2017. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BPRomão.pdf409.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.