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Tipo: Dissertação
Título: O manual para a entrada de dados de monografias na Base Minerva: avaliação por catalogadores da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Jardim, Maria Luiza Cavalcanti
Orientador: Hildenbrand, Lucí Mary Araújo
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade técnica do Manual para a Entrada de Dados de Monografias na Base Minerva, utilizado por bibliotecários catalogadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo foi conduzido a partir da abordagem centrada nos consumidores. Padrões das categorias de utilidade, adequação e precisão do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation foram consultados e adaptados de modo a subsidiar a construção do instrumento de avaliação. Com 19 itens, o instrumento teve validade técnica atribuída por especialista em Avaliação, e de conteúdo, por duas bibliotecárias da UFRJ. O instrumento foi enviado eletronicamente aos catalogadores, obtendo-se a devolução de 50. Os resultados da avaliação mostram o atendimento do Manual aos padrões de utilidade, que obteve o melhor desempenho, e de precisão, cujo atendimento foi o mais alto e equilibrado no estudo. Quanto aos padrões de adequação, apenas metade deles foi atendido. A avaliação mostra que o Manual, dadas as suas qualidades técnicas, cumpre a função de nortear as atividades de catalogação da Instituição. Recomenda, ainda, melhorias no tocante a diversidade da exemplificação e a abrangência das informações apresentadas, considerando-se as especificidades dos itens do acervo e a experiência profissional dos catalogadores.
Resumo: The purpose of the present study is to evaluate the technical quality of the Handbook for the Insertion of Monograph Data into Base Minerva (Manual para a Entrada de Dados de Monografias na Base Minerva), used by librarians of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) dedicated to cataloguing. The study was conducted from a consumer-based standpoint. Evaluation standards in the categories of utility, propriety and accuracy of the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation were consulted and adapted in order to subsidize the creation of the evaluation tool. With 19 items, the tool has been technically validated by an evaluation expert and its content has been validated by two librarians from UFRJ. The tool has been sent by electronic means to cataloguers and 50 answers were received. The evaluation results evidence the compliance of the Handbook with utility standards, which had the best performance, and accuracy standards, whose compliance level were the highest and most balanced in the study. As to the adequacy standards, only half of them have been complied with. The evaluation evidences that the Handbook, given its technical qualities, plays the role of guiding the Institution cataloging activities. The study suggests improvements on the variety of examples and scope of information provided, considering the peculiarities of the items of each collection and the professional experience of cataloguers.
Palavras-chave: Catalogação
Formato MARC
Base Minerva
Catalogadores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Programa: Curso de Mestrado Profissional em Avaliação
Unidade produtora: Programa de Pós-Graduação
Editora: Faculdade Cesgranrio
Data de publicação: 16-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JARDIM, Maria Luiza Cavalcanti. O manual para a entrada de dados de monografias na Base Minerva: avaliação por catalogadores da UFRJ. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Avaliação, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2014.
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