Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCintra, Ana Maria Marques-
dc.contributor.authorGonzalez de Gomez, Maria Nélida-
dc.date.accessioned2019-07-09T02:20:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:13Z-
dc.date.issued1982-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8728-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação temáticapt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino superiorpt_BR
dc.subjectEstudo e aprendizagempt_BR
dc.titleA configuração temática da ciência da informação no currículo dos cursos do IBICT: estudo de caso: a transferência de conhecimentos cientifico-tecnológicos na situação de dependência, através do espaço acadêmico disciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3087665610359216pt_BR
dc.description.resumoSendo analisada a relação de adequação entre Ciência e Sociedade, foi considerado que ela se constitui no processo de produção de conhecimentos e não só a posterior, pela utilização do produto científico-tecnológico. São colocados os problemas da transferência de conhecimentos entre os países industrializados e os países em desenvolvimento, com diferentes perfis sociocognitivos. Essa seria a situação da Ciência da Informação, desenvolvida nas sociedades avançadas para atender as transformações da comunicação documentaria organizada, e em especial, a científico-tecnológica. O estudo pretendeu esboçar algumas orientações da demanda educacional e profissional, no Brasil, a partir do estudo de caso dos cursos de Pós-graduação do IBICT. Tentou-se analisar as simetrias e assimetrias dos mapas cognitivos onde a Instituição e os egressos expressam seus critérios de seleção e ênfase acerca dos assuntos teórico-instrumentais da Ciência da Informação, destacando-se algumas direções de desenvolvimento da área, adequadas aos pontos de partida e à demanda de Sociedade local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::TEORIA GERAL DA INFORMACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
488689.pdf13.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.