Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8728
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cintra, Ana Maria Marques | - |
dc.contributor.author | Gonzalez de Gomez, Maria Nélida | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-09T02:20:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:13Z | - |
dc.date.issued | 1982-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8728 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representação temática | pt_BR |
dc.subject | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Estudo e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A configuração temática da ciência da informação no currículo dos cursos do IBICT: estudo de caso: a transferência de conhecimentos cientifico-tecnológicos na situação de dependência, através do espaço acadêmico disciplinar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3087665610359216 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sendo analisada a relação de adequação entre Ciência e Sociedade, foi considerado que ela se constitui no processo de produção de conhecimentos e não só a posterior, pela utilização do produto científico-tecnológico. São colocados os problemas da transferência de conhecimentos entre os países industrializados e os países em desenvolvimento, com diferentes perfis sociocognitivos. Essa seria a situação da Ciência da Informação, desenvolvida nas sociedades avançadas para atender as transformações da comunicação documentaria organizada, e em especial, a científico-tecnológica. O estudo pretendeu esboçar algumas orientações da demanda educacional e profissional, no Brasil, a partir do estudo de caso dos cursos de Pós-graduação do IBICT. Tentou-se analisar as simetrias e assimetrias dos mapas cognitivos onde a Instituição e os egressos expressam seus critérios de seleção e ênfase acerca dos assuntos teórico-instrumentais da Ciência da Informação, destacando-se algumas direções de desenvolvimento da área, adequadas aos pontos de partida e à demanda de Sociedade local. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.publisher.initials | IBICT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::TEORIA GERAL DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
488689.pdf | 13.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.