Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/873
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Rosemere Rolim da
Orientador: Giannella, Taís Rabetti
Resumo: Investiga as percepções dos professores do ensino médio do Ciep Brizolão 165 – Brigadeiro Sérgio Carvalho quanto à utilização das tecnologias da informação e da comunicação. São apresentadas as políticas públicas para o ensino médio e os consequentes desafios colocados aos professores; a integração das TICs no ensino e os desafios enfrentados pelos professores, como também as percepções dos professores sobre o uso de TICs na educação e suas influências no processo de integração; apresenta-se as opções metodológicas que embasaram o presente estudo e os resultados obtidos com o questionário, do qual se obteve indicadores que nos permitiram fazer possíveis deduções e inferências e a análise desses resultados no sentido de trazer reflexões sobre as percepções desses professores sobre o uso das TICs.
Resumo: Investigates the perceptions of high school teachers from CIEP Brizolão 165 - Brig Sergio Carvalho on the use of information and communication technology. Public policies for High School are presented and the consequent challenges for teachers; ICT integration in teaching and the challenges faced by teachers, also the perceptions of teachers on the use of ICTs in education and their influences on the integration process ; we present the methodological options that have underpinned this study and the results obtained with the questionnaire, from which we obtained indicators that allowed us to make possible deductions and inferences and analysis of these results in order to bring thoughts on the perceptions of these teachers about the use of ICTs.
Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Estudo e ensino
Information technology
Teach and learn
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Unidade produtora: Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
778125.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.