Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8750
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estereótipos críticos na arte brasileira: um estudo da crítica de arte sobre a produção artística de Georgina de Albuquerque (1910-1930)
Author(s)/Inventor(s): Wanderley, Carolina Alves
Advisor: Oliveira, Claudia Maria de Silva
Abstract: Esta monografia apresenta uma pesquisa sobre a construção crítica em torno da produção pictórica da artista Georgina de Albuquerque feita entre as décadas de 1910 e 1920. O que se pretende demonstrar é como os regimes dominantes de representação visual na arte brasileira transformaram a compreensão e a avaliação crítica da arte desse período, a partir da análise da forma como a crítica de arte avaliou as obras de Georgina de Albuquerque. Busca-se defender que a visão estereotipada dos críticos sobre as obras produzidas por Georgina neste período, fez com que a artista fosse valorizada somente a partir de critérios da feminilidade, e isto gerou uma compreensão incompleta e tendenciosa de sua arte.
Keywords: Arte brasileira
Crítica de arte
Mulheres artistas
Estereótipos do feminino
Entresséculos
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Department : Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: WANDERLEY, Carolina Alves. Estereótipos Críticos na Arte Brasileira: um estudo da crítica de arte sobre a produção artística de Georgina de Albuquerque (1910-1930). 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
URI: http://hdl.handle.net/11422/8750
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CWanderley.pdf875,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.