Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8750
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estereótipos críticos na arte brasileira: um estudo da crítica de arte sobre a produção artística de Georgina de Albuquerque (1910-1930)
Autor(es)/Inventor(es): Wanderley, Carolina Alves
Orientador: Oliveira, Claudia Maria de Silva
Resumo: Esta monografia apresenta uma pesquisa sobre a construção crítica em torno da produção pictórica da artista Georgina de Albuquerque feita entre as décadas de 1910 e 1920. O que se pretende demonstrar é como os regimes dominantes de representação visual na arte brasileira transformaram a compreensão e a avaliação crítica da arte desse período, a partir da análise da forma como a crítica de arte avaliou as obras de Georgina de Albuquerque. Busca-se defender que a visão estereotipada dos críticos sobre as obras produzidas por Georgina neste período, fez com que a artista fosse valorizada somente a partir de critérios da feminilidade, e isto gerou uma compreensão incompleta e tendenciosa de sua arte.
Palavras-chave: Arte brasileira
Crítica de arte
Mulheres artistas
Estereótipos do feminino
Entresséculos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: WANDERLEY, Carolina Alves. Estereótipos Críticos na Arte Brasileira: um estudo da crítica de arte sobre a produção artística de Georgina de Albuquerque (1910-1930). 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CWanderley.pdf875.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.